- Evitar estímulos que ativam a mente próximo a hora de dormir (televisão, celulares, jogos eletrônicos…);
- Evitar alimentar-se muito a noite e alimentos como carboidratos, cafeínas, doces, chocolates e laticínios;
- Procure deixar luminosidade diminuída na sua residência;
- Meditação antes de dormir ajuda a acalmar a mente (se não consegue meditar, treine dia a dia. Com passar do tempo ficará menos difícil. Não desista!).
A insônia pode-se caracterizar pela incapacidade de conciliar o sono e pode manifestar-se em seu período inicial (dificuldade em pegar no sono), intermediário (dificuldade em manter-se dormindo) ou final (acorda antes do horário e dificuldade em retomar a dormir).
O tempo necessário para um sono reparador varia de uma pessoa para outra, podendo ser percebido logo após a noite de sono, quando observamos que tivemos um sono reparador, independentemente da quantidade de horas dormida.
Entre as causas mais comuns, no Ocidente, da insônia estão: estresse, hábitos inadequados, estilo de vida irregular, transtornos mentais, neurológicos ou hormonais, problemas respiratórios, dores crônicas, problemas gastrointestinais, ingestão de medicamentos ou substâncias, entre outros. Já para a Medicina Chinesa, o sono é influenciado pelo estado do Xue e do Yin, especialmente do Coração e do Fígado (não que seja um problema diretamente ao Órgão em si), assim sendo a insônia pode ser decorrente da deficiência de Xue ou deficiência de Yin, ou ainda, devido à invasão de calor patogênico (MACIOCIA, 2005).
Algumas estratégias que podemos adotar para termos uma boa qualidade do sono estão: